jump to navigation

O primeiro escritor de ficção científica 17, maio, 2008

Posted by Lawrence in Biografia, Curiosidade, Livros.
trackback

Entre os leitores do gênero, com certeza a resposta a essa pergunta pode causar polêmica. A lista de candidatos é bem grande, então temos que colocar algumas condições.

Condição número um:
O escritor deve ser “especialista” em ficção científica. Ou seja, deve dedicar-se exclusivamente à esse tipo de estória.

Condição número dois:
O escritor deve sobreviver das suas obras, como profissional.

Resolvido essas duas proposições, chegamos ao nosso eleito. Estou falando de Júlio Verne, nascido em Nantes, na França, em 8 de fevereiro de 1828. E apesar de ser formado em direito, não exercia a profissão. Escreveu estórias e peças de outros gêneros e trabalhava como corretor de títulos antes de começar a ganhar a vida como escritor de FC. A tempo, ele não cunhou a palavra ficção científica, e apesar disso, especializou-se nela.

Em 1863 escreveu o livro “Cinco Semanas num Balão”. Foi um sucesso tremendo. Depois dessa obra, ele deslanchou como escritor profissional, ganhou fama mundial e escreveu vários livros de viagens fantásticas, sempre seguindo o gênero de aventuras e tecnologia. Ganhou tanto dinheiro que a cabo de alguns anos comprou um barco de oitenta toneladas, usado para diversão.

Depois de navegar e conhecer o mar muito melhor do que antes, escreveu outro sucesso sem limites, o livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Esse livro foi publicado em 1873, e vários submarinos, no futuro, ganharam o nome do submarino da aventura de Júlio Verne, que se chamava Nautilus.

E, para finalizar, Asimov fala sobre esse e muitos outros escritores no livro “No Mundo da Ficção Científica“, que tive a sorte de encontrar -nunca lido – à venda num sebo.

Para saber mais:
Júlio Verne

Comentários»

1. Natalia Marques Flores - 5, junho, 2008

EU ACHEI UMA COISA INTERESSANTE DE SABER E ENQUANTO ISSO AQUELAS PESSOAS QUE NAO SABE NADA E FICAM AI ESCREVENDO BESTEIRA.EU SOU UMA PESSOA INFORMADA SOBRE ESSES ASSUNTOS E EU ACHEI SUPER LEGAL DE QUEM ECREVEU ISSO …EU LHE DOU OS PARABENS..
BEIJINHOS
TCHAUTCHAU

2. Lawrence - 18, setembro, 2008

Oi Natalia! Valeu pela força. O post a qual você se refere eu preferi retirar. Eu não ligo de receber críticas negativas, mas a linguagem daquele post estava muito baixo nível, com palavrões e tudo.

Um abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: