jump to navigation

Foi-se o último dos três grandes 21, março, 2008

Posted by Lawrence in Vida.
trackback

Arthur C. Clarke, amigo de Isaac Asimov e um dos “três grandes” da ficção científica, nos deixa na madrugada de uma quarta-feira (terça-feira, dia 18 de março de 2008, no horário de Brasília). Morreu em decorrência de problemas respiratórios. Tinha 90 anos.

O grande escritor de ficção científica, autor de “2001: uma odisséia no espaço”, morava no Sri Lanka e, durante sua vida, escreveu mais de 80 livros e mais de 500 contos. Em 1945 ele previu em seus livros os satélites de comunicação, fato esse que provavelmente fomentou a idéia aos engenheiros da época. Isso me lembra uma coisa que Asimov dizia. Ele falava que naquela época a ficção científica era uma previsão das possibilidades do futuro, e que muito frequentemente os escritores deste gênero de literatura “adivinhavam” o que estava por vir em termos de tecnologia. Não é a toa que previram a bomba atômica, a engenharia genética, os computadores, os robôs, cada um em seus tempo.

Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e Robert A. Heinlein são, oficialmente, considerados os três grandes da ficção científica. Marcaram gerações com suas idéias, estórias e histórias. Ficará para sempre seu legado conosco, para nosso deleite.

Os últimos três desejos de Clarke

“Em dezembro de 2007, o escritor listou três desejos para o seu aniversário de 90 anos: que o mundo adotasse fontes de energia limpas, que a paz fosse estabelecida no lugar onde ele vivia, o Sri Lanka, e que fossem apresentadas evidências de seres extraterrestres”. Portal G1

Arthur C. Clarke

Para saber mais:
A notícia de seu falecimento – Portal G1
Fotos do velório – Portal G1
Enterro secular – AFP

Comentários»

1. Sarah. - 24, março, 2008

Bom,ainda bem que os desejos listados por ele em seu
último aniversário são possíveis,muito embora seja necessário
algum tempo para que se realizem,o primeiro é um pedido nobre,
o segundo,louvável.O terceiro……….quem sabe podemos em breve
deixá-lo bem contente do lado de lá? É claro,que os outros planetas
são habitados,não há como negar.Assim com as outras galáxias,todavia é preciso provar cientificamente.Podemos fazer isso
de várias formas:procurando detectar elementos diferentes,será mesmo, que todos os seres para viver precisam de hidrogênio?Ou será que seres formados de um outro tipo de matéria podem sobreviver em meio a outros elementos até desconhecidos atualmente?É uma tarefa instigante comprovar a existência de seres em outros planetas.Já dizia Jesus:”Há muitas moradas na casa de meu pai.”
Parabéns por eternizar esta data.Bj!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: