jump to navigation

Nightfall, o filme 3, dezembro, 2007

Posted by Lawrence in Links, Livros.
trackback

É, meu amigo. Um filme tendo como tema um dos maiores sucessos de Asimov, e nem foi trazido para o Brasil! “Nightfall”, publicado aqui com o título “O Cair da Noite”, é uma das primeiras obras do bom doutor que realmente fez sucesso. Foi escrita por ele e Robert Silverberg. Pelas próprias palavras de Asimov, é o primeiro livro dele (e não conto) que fez sucesso mundial.

Inicialmente era apenas um conto, mas foi estendido para que pudesse ser lançado como livro, e deu muito certo. “O Cair da Noite” consegue passar para o leitor um sentimento que não passaria pela nossa cabeça em condições normais. Imagine uma sociedade que vivesse num mundo onde sempre é dia (porque o sistema tem 6 sóis). Agora imagine se, em algum momento, todos os sóis ficassem de um só lado. A noite, totalmente desconhecida para essas pessoas, seria motivo de pânico até para os mais letrados. É bom lembrar que os astrônomos desse mundo nunca tiveram a chance de estudar muito além dos próprios sóis, porque as estrelas nunca apareceram para eles!

Se você gosta de realidades alternativas e tem a mente aberta para entender a gravidade da situação proposta, filosoficamente e socialmente falando, deve pegar o livro para ler. É fácil encontrá-lo nas bibliotecas públicas.

Quanto ao filme, eu não vi, mas li bastante a seu respeito na Internet. Parece que é uma adaptação muito mal feita, inclusive com elementos que nem existem no livro. É como se o diretor tivesse lido a resenha do livro e tentou fazer um filme com isso. Só podia dar m**da. Para não estragar a festa de quem vai ler o livro, não vou abordar mais detalhes aqui.

Enfim, parece que infelizmente o filme não chega aos pés do livro, pra variar. Para quem leu o livro, talvez até seja interessante ver essa “versão” filmada, a título de curiosidade.

Para saber mais:
Nightfall, o filme
O Cair da Noite, o livro
Robert Silverberg (em inglês)

Comentários»

1. Victor - 8, janeiro, 2008

Esse filme não vale à pena para ninguém.
Eu li o livro e consegui baixar essa porcaria (em espanhol para piorar).
Pois bem, não consegui ver o filme de tão ruim que é.
Nem mesmo com a história tem a ver.

2. llagerlof - 9, janeiro, 2008

Fala Victor. Como vai?
Quanto ao filme, é bom(ou não) saber que não são só boatos a má qualidade do filme.
“Eu, Robô” (com Will Smith), por exemplo, é um bom filme, mas é uma adaptação muito falha do universo Asimov.
As obras dele merecem mais respeito.

Abraços!

3. Cassio - 17, novembro, 2009

Alguem link pra download?
Nao achei em lugar nenhum =/

Lawrence - 7, dezembro, 2009

Oi Cassio.

Eu não coloquei nenhum link para download porque estou evitando colocar conteúdo que infrinja os direitos autorais. Espero qeu entenda.

Abraço.

Lawrence

4. Livros Nerds, com orgulho! 1.0 « - 25, maio, 2011

[…] Nightfall – Isaac Asimov e Robert Silverberg (ou O Cair da Noite, no Brasil) Inicialmente era apenas um conto, mas foi estendido para que pudesse ser  lançado como livro, e deu muito certo. “O Cair da Noite” consegue passar  para o leitor um sentimento que não passaria pela nossa cabeça em condições  normais. Imagine uma sociedade que vivesse num mundo onde sempre é dia  (porque o sistema tem 6 sóis). Agora imagine se, em algum momento,  todos os sóis ficassem de um só lado. A noite, totalmente desconhecida  para essas pessoas, seria motivo de pânico até para os mais letrados. É bom lembrar que os astrônomos desse mundo nunca tiveram a chance de  estudar muito além dos próprios sóis, porque as estrelas nunca apareceram para eles! Fonte: Isaac Asimov  […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: