jump to navigation

Estrela X, Classe espectral: G0 23, outubro, 2007

Posted by Lawrence in Curiosidade, Links.
trackback

Isaac Asimov era um escritor, e dos bons, mas astronomia era uma das suas paixões, provavelmente a maior, mano-a-mano com escrever. Ele deixou claro para nós que quanto mais conhecermos o nosso ambiente, mais conheceremos a nós mesmos. Não importa se o que conhecemos são células, ou galáxias.

Comentei isso porque uma das habilidades de Asimov é compreender o ponto de vista de outras pessoas e de outros seres com diferentes inteligências. Falando curto, ele analisava as coisas da maneira que um cientista deve fazer. Com os pés na realidade, e deixando as emoções de lado. Somente assim a ciência progride. Por exemplo, é difícil ser imparcial quando comparamos nós contra outras pessoas? Geralmente nós é que estamos certos, concorda?

Bom, é com esse intuito de ser imparcial que ele disse uma frase que ficou na memória dos asimovianos, pelo menos na dos mais aficcionados, não que eu seja um, é claro…. 😉

“Inteligências extraterrestres, ao explorar o Sistema Solar com verdadeira imparcialidade, muito provavelmente introduziriam o Sol nos seus arquivos da seguinte maneira: Estrela X, classe espectral G0, 4 planetas mais detritos”. Isaac Asimov

A versão em inglês:

“Outside intelligences, exploring the Solar System with true impartiality, would be quite likely to enter the Sun in their records thus: Star X, spectral class G0, 4 planets plus debris.”

O que significa tudo isso? Parece que esses alienígenas esqueceram alguns planetas. Ou não? A explicação é a seguinte… Sozinho, Júpiter contém 71% de toda a massa do sistema solar, excluindo o sol. Juntos, os quatro planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) são ao todo 99,5% de toda a massa do sistema solar (excluindo o sol).

Por essa razão, se algum visitante examinar o nosso sistema solar de longe, facilmente poderia detectar esses míseros 0,5% como restos de matéria.

Para saber mais:
Frases de Isaac Asimov na Wikipedia (português)
Frases de Isaac Asimov na Wikipedia (inglês)

Comentários»

1. ivan weinem - 25, outubro, 2007

Oi Lawrence,

Parabéns mais uma vez.
Muito legal sua iniciativa.
Vá em frente. São esses pensamentos e atitudes que certamente
fazem a diferença

forte abraço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: