jump to navigation

Gênios da Humanidade 28, setembro, 2007

Posted by Lawrence in Livros.
trackback

Não, não é uma lista dos melhores autores de ficção científica, com Asimov encabeçando a mesma. Estou falando de uma obra maravilhosa dele que eu desconhecia até a uns 2 anos atrás.

Gênios da Humanidade - capa“Gênios da Humanidade” (Block Editores) é uma obra de conhecimento inigualável, com centenas de biografias dos maiores cientistas, físicos, químicos, visionários, escritores, filósofos e outros, que já existiram. Pessoas que fizeram muita diferença na história. Uma enciclopédia em três volumes contendo a vida e descobertas de cada uma dessas personalidades.

Gênios da Humanidade - img1Os três livros juntos têm 784 páginas de tirar o fôlego. Organizado cronologicamente em relação à época em que cada biografado viveu, mostra como a ciência evoluiu com base nos achados desse gênios. Pitágoras, Arquimedes, Laplace, Stokes, Edison, Folkers, Einstein, Neil Armstrong, Carl Sagan, apenas para citar alguns. São no total 1211 biografias escritas com a habilidade costumeira do bom doutor. Interessante o fato de um dos eleitos de Asimov ser o físico brasileiro César Lattes, descobridor do méson-pi.

Transcrevo abaixo parte da introdução do livro, escrito pelo próprio Isaac(não escrevi toda a introdução porque mais de 20 linhas do livro violaria os direitos autorais, e não queremos isso, certo?).


Ao longo de muitos meses em que convivi com esta obra, adquiri uma sensação de continuidade no constante progresso de cientistas e tecnólogos. As referências, para diante e para trás, através do espaço e do tempo, deram-me a ilusão de que tudo ocorria simultaneamente, de que ao longo dos séculos, tanto quanto dos oceanos, havia uma consangüinidade de pensamento. Essa consangüinidade é mínima, estou certo. Se é verdade que cinco por cento dos homens que já viveram na Terra continuam vivos ainda hoje, então 60 bilhões de homens e mulheres viveram e morreram neste planeta desde que surgiu a espécie. E desse 60 bilhões mais de mil estão aqui biografados.
Certamente, minha listagem não é completa. Embora acredite que inclua a maioria dos principais responsáveis pelo progresso científico, inclíno-me a admitir que o número total daqueles que para tanto contribuíram de forma significativa possa ser dez vezes maior. Ainda assim, isso significaria que o progresso da ciência através da história sempre esteve na dependência do cérebro avidamente laborioso de não mais do que um homem para cada seis milhões deles!

Issac Asimov

A Bibliographical Encyclopaedia of Science and Technology, aqui publicada em português, sexagésima primeira obra de Isaac Asimov, recebeu de seu autor, no prefácio da edição revista e aumentada, o comentário: “Esta obra é um trabalho de amor, e amei-o muitíssimo.

O editor

Gênios da Humanidade - img2A obra completa (os três livros) foi encontrada abandonada num ferro-velho pelo meu irmão, que comprou-a por quinze reais. A um tempo atrás, deu-me de presente.

Muito obrigado, é pouco.

Comentários»

1. Sergio Lovetro - 1, setembro, 2009

Prezados senhoes editores, Lawrence e visitantes desta página: tenho partes, uns 90% da coleção gênios da humanidade, não tenho a coleção completa porque na época ques as comprei, as mesmas saiam semanalmente pela Editora Bloch, os meus são originais mesmo, portanto conheço e estudei esta obra desde quando foram publicadas na década de 70, e comento que Isaac Asimov em geral muito m influenciou como conhecimento e caminhos de pesquisa.Grato Sergio Lovetro

2. Luisa - 26, abril, 2011

Eu acabei de achar esaa coleção num armário velho da minha casa!! Vou ler todos!!!

3. Felipe - 1, dezembro, 2013

Como posso conseguir essa coleção?

4. Lucio Gonçalves - 15, setembro, 2015

Eu adquiri a obra num sebo de minha cidade há uma semana. Os três volumes em perfeito estado. Não questionando o mérito dos biografados e nem o vasto conhecimento do autor, mas me pergunto se a edição brasileira não teve alterações. É comum em livros desse tipo o editor local substituir ou acrescentar nomes. Note que até Pedro Álvares Cabral está na lista. Alguém tem informações da obra original?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: