jump to navigation

Fundação – trilogia 14, setembro, 2007

Posted by Lawrence in Livros.
trackback

Capa do livro Fundação - trilogiaVou falar do livro de maior repercussão no mundo da ficção científica em literatura. Não, não é “Eu, Robô”. Apesar de excelente e mais conhecido do público em geral, “Eu, Robô” é apenas UMA das maiores obras de Asimov.

Existe uma organização chamada “Hugo Awards” que premia todo ano os melhores livros de ficção científica. Em 1966, quando os diversos livros e contos foram analisados, os organizadores do prêmio ficaram tão impressionados com a obra que criaram uma categoria que não existia antes. É a “Best All-Time Series”, ou “Melhor série (de ficção científica) de todos os tempos”. E não foi à toa. Fundação trilogia é uma obra magnífica, com uma estória de arrebatar corações e de uma inteligência sem igual. Muito bem estruturado, personagens marcantes e pensantes, diferente de várias ficções, científicas ou não, que a gente vê por aí.

Como de costume nos livros de Asimov a ciência envolvida é explicada de forma transparente, incluindo extrapolações válidas. O leitor aprende ciência, filosofia e de lambuja se diverte muito com os acontecimentos descritos no livro. Simplesmente brilhante.

Ele ainda está a venda (novo e usado) em algumas livrarias e sebos on-line, e é relativamente fácil encontrá-lo em bibliotecas públicas.

Boa leitura.

Para saber mais:
FUNDAÇÃO trilogia na Wikipédia
HUGO AWARDS

Comentários»

1. Victor - 16, setembro, 2007

Olá Lawrence.

Curiosamente, mesmo tendo eu lido vários livros de Asimov, nunca li a trilogia Fundações. Mas ainda tenho bastante tempo para isso, e é certo que será feito.

2. Para quem quer começar a ler Asimov… « Isaac Asimov :: vida e obra - 11, outubro, 2007

[…] Mas se você está ávido por ler uma ficção científica dele, então não há dúvidas. Comece com “FUNDAÇÃO trilogia” ou “Eu, Robô”. FUNDAÇÃO ganhou o prêmio bem merecido de “Melhor série de ficção científica de todos os tempos”. 99% dos asimovianos já o leram, e poucos dão nota abaixo de 11. Alguns dias atrás escrevi um post sobre esse livro. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: