jump to navigation

Conheça o bom doutor

Isaac AsimovIsaac Asimov é mais conhecido pelo seu livro “Eu, robô”, mas o que pouca gente sabe(menos que a maioria, infelizmente) é que ele era doutor e mestre em bioquímica. Tem mais de 500 obras publicadas no mundo inteiro e incontáveis artigos para muitos jornais e revistas. É o único autor do mundo a ter livros em todas as 10 categorias do padrão dewey, ou seja, já escreveu sobre história, matemática, ficção científica, fantasia, astronomia, biologia, química e muitos outros temas, inclusive sobre a Bíblia.

Asimov, não era apenas um bom escritor. Ele está entre os três grandes da ficção científica, junto com Arthur C. Clarke e Robert Heinlein. Foi vice-presidente da Mensa (uma organização onde apenas pessoas com q.i. de gênio podem entrar) e era considerado por Carl Sagan o maior divulgador existente da ciência. Isso tudo sem falar que era um astrônomo por direito adquirido, tanto que escreveu muitos livros sobre o tema.

Neste site vou aos poucos demonstrar suas perpectivas para o futuro, seus estudos sobre a ciência da mente e da vida.


Autor do site:
Lawrence Lagerlof
Twitter: @llagerlof
Blog pessoal: llagerlof.wordpress.com

Comentários»

1. Bruno Zago - 4, dezembro, 2007

Asimov é o cara ! Não há como descrever as várias facetas no gênio que me pegou despreparado quando me deparei com a Trilogia Fundação. Nunca li um livro tão gostoso !
Parabéns ao criador do site, sempre acabo visitando quando estou fazendo buscas sobre Asimov, hoje resolvi postar algum comentário. Continue no caminho da luz meu jovem !
Abração

2. llagerlof - 4, dezembro, 2007

Olá Bruno!
Obrigado pelos elogios. Que bom que gosta do site. Procuro sempre publicar fatos e informações interessantes, de modo a agradar os novos e antigos leitores do bom doutor.

Um abraço!

3. Alexandre Pereira dos Santos - 29, janeiro, 2008

Beleza. Já adicionei o site. Parabéns, Asimov merece um site destes. Estou relendo pela enésima vez. Eu, Robô, Mentiroso! e a Dr Calvin.
Parabéns de novo!!

4. llagerlof - 30, janeiro, 2008

Valeu Alexandre! É bom saber que o conteúdo do site está agradando. Eu Robô realmente é impressionante. Atualmente estou lendo Visões de Robô. Uma coletânea de contos e artigos sobre… robôs! ;-)

5. Mateus - 1, fevereiro, 2008

Olá!

Parabéns pelo site! Ótima iniciativa. Tudo sobre a vida e obra de Asimov é interessante. A série A Fundação e as continuações são os melhores livros que já li. Já li Crônicas da Fundação, A Trilogia Fundação, Fundação II, Fundação e a Terra, 827 Era Galáctica, Eu robô e mais alguns contos.

Agora começarei O Cair da Noite e depois O Fim da Escuridão.

Como por aqui não encontro muita coisa impressa, estou lendo por e-book. Se alguém tiver interesse, há uma pasta no 4Shared só com obras do mestre:

[link deletado: conteúdo não é de domínio público]

Abraço!

6. llagerlof - 4, fevereiro, 2008

Grande Mateus! Já percebi que você é um grande fã da série fundação. “O Cair da Noite” é especialmente interessante. Totalmente psicológico.
Dos livros que mencionou, confesso que não li “O Fim da Escuridão”. Vou procurar saber mais sobre ele.
Quanto ao link do 4shared, mil desculpas, mas tive que apaga-lo. Sei que sua intenção é boa, e apesar de eu querer que as obras de Asimov sejam bastantes divulgadas, estou mantendo de fora do blog os e-books não-oficiais que encontramos pela net.
Abraços, amigão!

7. Rodrigo de Souza - 30, maio, 2008

Law, tenho muito orgulho de ter você como um verdadeiro amigo e fico cada vez mais orgulhoso de ver obras como essa que você fez!
Cara, é fantástico, sem comentários. Você é sem dúvidas o cara mais incrível que uma pessoa pode ter como amigo. Abraços “Força Sempre”

8. Vulnávia - 11, setembro, 2008

ah sim, agora sei quem é seu bom Doutor ^^

9. Lawrence - 18, setembro, 2008

Oi Vulnávia. Sei que você é uma leitora de Isaac Asimov, então estranhei essa sua dúvida. Várias vezes, quando ele é mencionado em livros e revistas, referenciam o Dr. Asimov como “o bom doutor”.

Um abraço!

10. Lawrence - 18, setembro, 2008

Valeu Rodrigo! Você é um amigão.
Devia aparecer de vez em quando, mas sei como são as grandes distâncias. Até logo!

11. Carlos Vinicius Marins - 19, junho, 2009

Asimov é um autor que não tem paralelo, não apenas no universo da Ficção Científica – nem apenas no campo da Literatura – mas no exercício da escrita.

Esse blog é uma excelente homenagem ao nosso bom Doutor. Vamos manter a chama viva!

12. Lawrence - 20, junho, 2009

Isso mesmo, Carlos Vinícius. Eu me empenho em trazer para as pessoas o quão espetacular é a literatura de Isaac Asimov. Ele me ensinou muitas coisas boas, e abriu minha mente para questões antes nebulosas.
Com relação à chama, essa nunca vai se apagar.

Um abraço!

13. Luiz Fernando - 22, julho, 2009

Alguem por favor sabe os livros e a ordem certa para ler a fundação ? pois possu oportunidade de ler variso livros mas noa sei a ordem para le-los

Muito obrigado !!

Lawrence - 22, julho, 2009

Oi Luiz, como vai?

Se está se referindo à Fundação que foi lançada no Brasil pela editora Hemus, saiba que essa edição já contém os três livros: Fundação, Fundação e o Império, Segunda Fundação.
Este ano a editora Aleph relançou a trilogia Fundação, mas com os três livros separados.
Existe outros livros da Fundação que não fazem parte da Trilogia, mas da saga . Vou indicar a você um site que tem a listagem das histórias, na ordem em que os fatos acontecem, e não na ordem em que foram escritos.

http://disnei.sites.uol.com.br/Guia.htm

Boa leitura!

Luiz Fernando - 22, julho, 2009

valeu mesmo!! eu to em projeto de escrever um livro sobre o Asimov mas esse projeto meu levará 2 anos então pode esperar um pouco adoro os livros do Asimov já li muitos e os preferidos : o cair da noite, cavernas de marte,eu robô e outros

o que eu li sobre a fundação foi : Prelúdio da fundação ai gostaria de saber depois dele qual ler.. e isso

Muito obrigado pela dica….

Gostei di site……….

14. Luiz Fernando - 22, julho, 2009

Vc tem muito material no site… em casa tenho varias folhas, apostilas e cadernos sobre ele inclusive em ingles que consegui traduzir, tenho muito matrial sobre ele que esta guardado para este 2º Projeto….

E uma coisa demorada pois tenho varias outros afazeres como trabalho,faculdade,namoro etc.. mas não desistirei.

valeu !!!!

15. Bia - 23, agosto, 2009

Ola! Acabei de encontrar o blog e achei bem interessante. Sempre gostei de FC e na adolescência li alguns livros do Asimov (do Lucky Star)… depois de vários anos resolvi voltar a ler FC e estou adorando. Recentemente li “O Fim da Eternidade” e fiquei fascinada com livro, achei genial. Atualmente estou lendo “Hsitorias de robos” em 3 volumes (estou no 2). Pretendo um dia em breve ler “Fundação” e “O Cair da Noite”, mas este está fora de catálogo, mas a editora já tem planos para o relançamento… espero que apareça logo.
Já gravei o endereço e vou acompanhar o blog.
Abraço

Lawrence - 23, agosto, 2009

Oi Bia! Que bom que você recomeçou a ler as obras de Asimov. Você iniciou bem, pois as histórias de Lucky Starr foram escritas justamente por seu caráter juvenil, escrito exatamente para essa faixa etária.
Quanto à trilogia Fundação, a editora Aleph a relançou este ano. Você pode adquirir no site da editora (http://www.editoraaleph.com.br).
Quanto ao livro “O Cair da Noite” você encontra facilmente em sebos. Achei vários na Estante Virtual (http://tr.im/wXEb).

Obrigado pelo interesse pelo blog. Vou me esforçar mais para atualizar com mais freqüência.

Um abraço!

16. Luis Fernando - 4, setembro, 2009

Ótima iniciativa. Parabéns.

Isaac Asimov é eterno!

17. Jose Maciel - 11, setembro, 2009

Gostaria de saber onde posso encontrar o livro de Isaac Asimov – No mundo dos números.

18. Lawrence - 11, setembro, 2009

Olá Jose Maciel.

Excelente pergunta. Faz muito tempo que li sobre o livro No Mundo dos Números, mas nunca tive a oportunidade de comprá-lo. A sua questão reviveu essa boa lembrança, e verifiquei que esse livro está disponível em alguns sebos da Estante Virtual.
Vou pedir o meu: http://goo.gl/KlwO

Abração!

19. Patrícia Souza Lima - 17, julho, 2010

Lawrence, tudo bem?
Através de comentários do Ivan Weinem passei a segui-lo no Twitter. Sem intermediários a vida fica mais completa.E não me arrependi, pois já dei um RT (indireto) para a página das propagandas antigas. Obrigada!!
Sou historiadora (professora e pesquisadora) e simplesmente amei este seu blog. Meus parabéns pelo belo trabalho. Um prazer em conhecê-lo.
Patrícia Souza Lima

Lawrence - 17, julho, 2010

Como vai, Patrícia?

Vi o seu RT. Que bom que gostou do blog. E você também é historiadora, o que já é muito legal e interessante. Também lê Isaac Asimov?
Obrigado pelo elogio. Estou sempre aberto a novas amizades.

Um abraço.

20. Stefan Semenoff - 6, setembro, 2010

Olá!
Lí muito Asimov desde criança, mas só os de FC, apenas agora, décadas depois é que vim a descobrir seus livros didáticos excelentes. Ao contrário dos autores “normais”, sabe explicar dentro de um contexto realmente envolvente e claro, abordando os detalhes mais interessantes que, estranhamente, são deixados de lado pelos professores, talvez entediados com sua abrigação de ensinar.
Comecei com O Corpo Humano, agora estou buscando Vida e Energia.
Mudando um pouco, a melhor historia de viagem no tempo, para mim é O Fim da Eternidade, do Asimov. Andou prestes a ser filmada, parece que com produção do Tom Cruise, mas depois acho que “miou”. Alguém sabe algo?

Lawrence - 19, setembro, 2010

Oi Stefan.

Quando eu era criança, só lia Meu Pé de Laranja Lima, e afins. Ainda não tinha descoberto o Asimov. ;-)
Quanto ao filme, O Fim da Eternidade está previsto para 2012.

21. Stefan Semenoff - 21, setembro, 2010

Meu Pé de Laranja Lima é muito bom, comovente demais o acidente com o Portuga.
Então, recebi finalmente o Vida e Energia (bases físicas e químicas da Biologia moderna), mal comecei mas já ví que é ótimo, coisa rara isso, livro didático que se lê como um romance dos bons!
Fim da Eternidade movie para 2012? Sabe algum link ou outra fonte com notícias sobre?

22. Carlos - 28, janeiro, 2011

cara,
a mensa não é propriamente uma ‘organização onde apenas pessoas com q.i. de gênio podem entrar’

há várias outras organizações para pessoas de ‘alto-q.i.’ (as chamadas associações hi-iq), com variados ‘escores de corte’, em vários testes…

mas a mensa seria uma das organizações mais fáceis de entrar… como um fundador de uma dessas associações mesmo já pôs: “a mensa estaria na base desse topo da pirâmice”. Há organizações mais fáceis de entrar do que a próprina Mensa, mas o q.i. requerido pela mensa é relativamente fácil de se encontrar. (provavelmente, todos seus leitores, se não todos, a maioria, são potenciais selecionáveis pela Mensa, já que o assunto sci-fi em si, ciência, etc, é indicativo de uma inteligência acima de determinado patamar… patamar esse, provavelmente, mais ou menos ao redor do patamar mínimo exigido pela Mensa). Não falo em números, pq isso depende da escala, etc, e não tenho conhecimentos específicos de psicometria.

Abraços!

23. Carlos - 28, janeiro, 2011

…e, segundo a wikipedia, na entrada para “Isaac Asimov”:

“His works have been published in nine of the ten major categories of the Dewey Decimal System (The sole exception being the 100s: philosophy and psychology, although he did write a foreword for The Humanist Way, which is published in the 100s)”

… e eu nunca havia ouvido falar do Doutorado dele em Filosofia.

Apenas prezando pela acurácia!
Desculpa se meu cri-cri está beirando os exageros!
Abraços
e
continue com as atualizações!!!

Lawrence - 28, janeiro, 2011

Oi Carlos.

Obrigado pela explicação sobre a Mensa, instituição essa que só conhecia por alto, por isso generalizei na explicação.

Quanto ao doutorado em filosofia, essa informação está escrita em algum livro do Asimov, bem como a informação que diz que os livros dele estão em todas as as 10 categorias Dewey, e não 9.

Sendo assim, fica a dúvida se a Wikipédia está errada, ou o próprio Asimov se enganou.

Claro, referências são muito importantes para a credibilidade, por isso vou procurar os dois livros em que encontrei esse dado e postarei aqui no blog.

Um abraço!

24. Alex Cavalheiro - 14, setembro, 2011

Sou professor de matemática e conheci Isaac Asimov após comprar o livro No mundo dos Números. A leitura é facinate. Realmente ele é um gênio e uma ponte para o conhecimento ciêntifico, daquelas prazerosas de cruzar.

25. Allejo (@Douglas_Feer) - 9, abril, 2012

Muito bacana o blog! Será de grande ajuda para o meu TCC esse ano. Parabéns! (:

Lawrence - 10, abril, 2012

Que bom que gostou do conteúdo, Allejo. Precisando, estamos aí.

26. Kawai Frota - 15, outubro, 2012

Olá, tenho me interessado por ficção científica, mas ainda não conheço nenhum livro do gênero. Pretendo ler Asimov em breve, por qual livro dele devo começar? Fundação é uma boa?
Obrigado!

Lawrence - 15, outubro, 2012

Oi Kawai. De tempos em tempos me fazem essa mesma pergunta, tanto que até já escrevi um post sobre isso:

http://isaacasimov.wordpress.com/2007/10/11/para-quem-quer-comecar-a-ler-asimov/

Abraço!

Kawai Frota - 15, outubro, 2012

Não tinha visto este post, dei uma olhada agora e me ajudou! Desculpe o incômodo. Obrigado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: