jump to navigation

Para quem quer começar a ler Asimov… 11, outubro, 2007

Posted by Lawrence in Biografia, Livros.
trackback

Bom, esta é com certeza uma questão que não é tão complicada, uma vez que a grande maioria dos livros do bom doutor são pura adrenalina, quer dizer, tiotimolina… 😉

Ler Asimov é uma aventura sem igual, com suas aventuras e seus romances, suas ficções e sua ciência. Temos um amplo leque de opções e com certeza cada leitor tem suas opiniões. Mas dissertar sobre essas opiniões talvez não ajude o leitor que pretende começar agora no mundo Asimov, portanto darei algumas opções que, tenho certeza, devem ser aprovadas pela comunidade

Para os asimovianos, me perdoem se eu não citar o seu livro preferido. Com mais de 500 obras publicadas, isso não vai ser difícil.

O que você gosta de ler? Livros técnicos? Artigos? Romance? Policial? Ficção científica? Humor? Tem pra todos, podem vir. Cito o incrível livro O INÍCIO E O FIM, uma coletânea feita pelo próprio autor com seus melhores artigos. É um livro excelente para começar a se integrar, pois aborda diversos assuntos totalmente diferentes entre si, então com certeza vai achar vários artigos que lhe serão bastante interessantes. Vai aprender um pouco de história, sociologia, literatura, e vários outros assuntos. Sem falar no conhecimento adquirido, pois é algo que não ocupa espaço e só traz benefícios. Conheça um pouco deste livro nesta matéria do blog Renhas.

Mas se você está ávido por ler uma ficção científica dele, então não há dúvidas. Comece com “FUNDAÇÃO trilogia” ou “Eu, Robô”. FUNDAÇÃO ganhou o prêmio bem merecido de “Melhor série de ficção científica de todos os tempos”. 99% dos asimovianos já o leram, e poucos dão nota abaixo de 11. Alguns dias atrás escrevi um post sobre esse livro.

“Eu, Robô”, é, sem dúvida, o livro mais conhecido dele. Virou até filme (que convenhamos, não chega aos pés do livro e foge totalmente do estilo Asimov). Também é uma coletânea só que de contos relacionados à robôs, sendo as estórias conectadas de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente (na maioria das vezes, indiretamente). Isaac é conhecido também por criar as três leis da robótica (que num dos livros que li, ele atribui 50% do mérito à John Campbell Junior, seu editor). São elas:

1ª lei: Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por inação, permitir que algum mal lhe aconteça.
2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, excepto quando estas contrariarem a primeira lei.
3ª lei: Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que com isto não contrarie as duas primeiras leis.

E como última dica, se vocês quer ler um livro leve, mas com um conteúdo para lá de inteligente, pegue o livro CIVILIZAÇÕES EXTRATERRENAS. Não é uma ficção. Neste livro Asimov mostra como a vida surgiria em outro planeta, levando em consideração a composição química, gravidade, distância da sua estrela e diversos outros fatores. Você aprende um pouco de física e explica porque é remota, MUITO remota a possibilidade de termos visitantes de outros planetas chegando em espaçonaves. Ganha conhecimentos em astronomia valiosos, e passa a entender de verdade a imensidão do universo (acredite, se você não leu “Civilizações Extraterrenas” nem leu “A Medida do Universo”, você apenas têm uma idéia da coisa.)

Quanto à este último livro que mencionei, sai um pouco do escopo deste artigo, mas em breve falarei dele.

Todos os livros mencionados aqui você encontra para vender em sebos, ou em bibliotecas. “Eu, Robô” e “Fundação trilogia” ainda são impressos, sendo encontrados também em livrarias. Procure pelo livro desejado em sebos (recomendo a Estante Virtual) e você achará várias opções.

Se você tiver alguma dúvida, ou queira fazer algum comentário, ficarei feliz em responder via Twitter (@llagerlof) ou nos comentários do post.

[atualizado]

O chico, nos comentários, indicou o livro “111 questões sobre a terra e o espaço“. Éé exatamente o que o título diz. Um compêndio com diversos tópicos como a astronomia, cosmologia e à ciência de uma forma geral. Eu desconhecia o título, mas vou tratar de encomendar na Estante Virtual.

Comentários»

1. Seth - 2, setembro, 2010

muito legal xD
leio os livros dele desde criança, e é um dos melhores escritores de ficção cientifica que existem.

abraço

o/

Lawrence - 2, setembro, 2010

Que bom que gostou, Seth. Caso tenha algumas sugestões, me fale que eu coloco no blog. Abraço.

2. chico - 2, setembro, 2010

111 questões sobre a terra e o espaço

Lawrence - 6, setembro, 2010

Obrigado pela sugestão, Chico. Foi devidamente inserida no artigo.

Abraço!

3. Joe - 2, setembro, 2010

Asimov pra mim é o melhor, meswmo na satissima trindade da FC, junto henlein e clarke

4. Isaque - 4, setembro, 2010

Estava justamente ouvindo o nerdcast sobre asimov ontém e por coincidência li o seu artigo agora.

Muito bom o post, excelente. Está de parabéns!

Lawrence - 6, setembro, 2010

Oi Isaque. Então você também é um ouvinte do Nerdcast, hein? Bom saber.
O podcast do Isaac Asimov foi o melhor de todos, mas eu sou suspeito para afirmar isso. Porém, pela reação do pessoal nos comentários do post deles, não estou tão longe da verdade.
Não sei se você chegou a ver que a um tempo atrás escrevi um post exclusivamente sobre o Nerdcast do Asimov. Acesse ele aqui: https://isaacasimov.wordpress.com/2010/04/21/isaac-asimov-o-escritor-super-mega-boga/

Um abraço!

5. Spock - 5, abril, 2014

Qual a ordem de leitura IDEAL para a série Fundação e os dos Robôs?

Lawrence - 7, abril, 2014

Olá Spock! Esse post do blog Livrismos te dá duas opções de leitura. Uma em ordem cronológica das histórias, outra em ordem de lançamento dos livros. Eu sugiro que leia na ordem de lançamento.
Abraço!

Spock - 9, abril, 2014

Obrigado pela atenção! Aguardarei Junho quando a Aleph lançar Crônicas. Vou até fazer melhor por preciosismo! Vou reler a Trilogia principal. Depois lerei Prelúdio, Crônicas, Limites e Fundação e a Terra!
Agora só falta eu saber se é possível um encaixe da saga dos robôs como Naked Sun(a ser lançado), Eu Robô e as cavernas de Aço que já tenho. Fora isso… eu esqueci completamente um blog que mostrava as ordens cronológicas de todo o universo de Asimov na datação galática!
Saudações \\//_


Deixe um comentário